sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mais sobre Azelan, esclarecendo dúvidas.

Meninas,

Update1: Galera, só para lembrar, a minha experiência com o Azelan é apenas como paciente que usa com orientação médica. Não sou dermatologista para indicar nada, ok? Procure um dermato de confiança para esclarecer dúvidas se você pode usar ou não. As dúvidas e experiências que trocamos aqui são apenas de pessoas que usam o produto, e só!

Eu recebi alguns e-mails me fazendo perguntas sobre o Azelan, o ácido que eu uso para tratar a minha acne rosácea, que  comentei no post Cuidados com a minha pele.

Respondi com o maior carinho do mundo, mas só posso falar sobre a minha experiência como consumidora! Lembrando que, o Azelan não necessita de receita, mas é um ácido, pode causar danos a sua pele, pode causar alergias, manchas...então não faz a louca, e não use nada sem antes consultar seu dermatologista, ok?

Vou colocar as dúvidas das girls que me escreveram aqui, porque pode ser também uma dúvida sua, e se quiser me escrever para trocarmos figurinhas, fiquem a vontade!

A Patrícia , de Ribeirão Preto, 25 anos me escreveu a um tempinho, super fofa, dizendo que descobriu o blog pesquisando sobre rosácea, ela contou que a dermato dela receitou e queria saber se eu continuava usando e se meu tratamento foi eficaz.
Já respondi a Pati, ela inclusive é minha frienda de facebook hoje em dia!

Continuo usando, diariamente, aliás, uso a quase dois anos, e até hoje foi a única coisa que resolveu a vermelhidão do rosto.
Ele mantêm o controle das espinhas e a oleosidade da minha pele.

A Camila, de BH, 29 anos, perguntou se é normal pinicar e arder, disse que coçou muito quando passou e ficou com medo de usar de novo.

Não acontece comigo, acho que rolou aí uma superdosagem, é para passar uma camada bem fina de produto!
Se seu rosto está muito sensível, descamando de outros ácidos, acho bacana esperar um pouco para ele recuperar antes de usar.
Pinicar e coçar pouco é normal, está na bula, mas se tiver incomodando muito, suspende o uso e fala com sua médica, você pode ter desenvolvido uma alergia.

A Fabiana, do Rio, perguntou se pode ser passado durante o dia.
A bula diz que sim, você pode passar até duas vezes ao dia, conforme a orientação do seu médico.
Eu não passo de manhã, passo só a noite.
Lembrando que se você passar durante o dia, tem que caprichar na proteção solar, porque senão o efeito pode ser inverso hein! Atenção máxima! :)
Passa o Azelan e por cima o protetor, bloqueador.

A Alice, pergunta se é eficaz no clareamento de manchas de acne.

Ele não é para isso, ele age inibindo o crescimento de bactérias causadoras da acne, o efeito clareador é falado em alguns artigos, mas se a sua necessidade é clarear manchas de acne, e não tratá-la, acho que vale usar algo específico como cremes a base de hidroquinona e outros ácidos clareadores.

E por fim a Jamile, perguntando se eu uso o ácido a 15% ou 20%, e pergunta também qual o produto que uso para a limpeza da pele antes do Azelan.
Uso a versão em creme 20%, o da foto abaixo.
A versão em 15% é em gel.
Uso no momento o sabonete em barra Actine, minha pele está bem oleosa no momento  e ele limpa mesmo!

E aí? Foram-se as dúvidas?

E viva o Azelan nosso de cada dia! :)


Foto: Google

Update2: Muita gente está com dúvidas em relação a consistência do Azelan Creme.
Como respondi nos comentários, ele é um creme, de coloração branca, não é um creme oleoson, nem espesso, espalha sem dificuldades, mas não chega a ser líquido. 
Se tiver com dúvidas, procure o farmacêutico. As fotos abaixo podem ajudar:



Na mão
Espalhando no rosto.






172 comentários:

  1. Ai adorei! Eu comecei a usar essa semana, ainda não vi diferença,vamos ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ter um pouquinho de paciência. O fabricante diz 4 semanas de uso contínuo para sentir resultados, é só não deixar de passar! :)

      Excluir
  2. Olá! Encontrei seu blog fazendo uma pesquisa sobre rosacea. Gostei do seu depoimento a respeito de um tratamento a base de um ácido. Queria saber com quanto tempo vc teve resultado. Se vc ja havia feito outro tipo de tratamento que não deu certo. Tenho ficado muito triste depois desse diagnóstico de rosacea e não conheço ninguém pra trocar experiências. Espero o seu retorno. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! O tratamento com o Azelan é lento! Senti resultados após quase 2 meses de uso. Tem que ter muita paciência mesmo. Algumas dermatologistas indicam nos casos de maior infecção um antibiótico oral e o Azelan nônio tópico. Ja uso a mais de 3 anos, todo santo dia, e minha rosácea está controlada. Espero ter ajudado. Reapondi o seu e-mail! Um beijo! E boa sorte!

      Excluir
  3. Oieee no inverno minha rosacea fica ainda pior...qual protetor voce passa ao dia!
    Obrigada!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Verdade, no inverno fica ainda mais sensível, vermelha, descama, uó! Eu uso todo santo dia o BB Cream da Maybelline ou o Episol Color. Os dois tem proteção FPS 30, dão uma disfarçada na vermelhidão boa! O BB Cream é bem bacana para os dias que a pele está bem sensível e seca, porque ele dá uma boa hidratada. Vou fazer um post sobre eles em breve!
      Obrigada pela visita ao blog e volte sempre! beijo.

      Excluir
  4. Comecei a usar o azelan tem uma semana ... notei resultados... meu rosto esta com menos manchas e diminuiu as acnes que antes inflamavam ! Antes de passar ele lavo o rosto com o gel de limpeza Normaderme da vichy. e so uso 1x ao dia (a noite).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei o Normaderm, mas já soube que muita gente gosta! Vuo experimentar! Sorte com o Azelan, pra mim foi a salvação! Beijos!

      Excluir
  5. Olá! Estou usando azelan à noite e minesol 7o oil durante o dia, claro prescrito por minha Dermatologista para controlar e clarear melasma e o resultado esta sendo maravilhoso, com 4 meses de uso clareou as manchas e reduziu 90% das espinhas que antes eram incontroláveis....bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, comigo também funciona muito! Sou fã! bjs,

      Excluir
    2. Minha medica passou o mesmo pra mim,e fiquei preocupada se iria clarear as manchas do melasma que estao em cima das rosaceas.

      Excluir
    3. Oi amigas, também estou usando o Azelan e o Minesol 70 à 3 semanas, o resultado é visível, tah todo mundo falando que o aspecto do meu rosto melhorou... ufah pensei que os meus melasmas não tinham jeito e que ficaria velinha com chavos.
      Ressalto que sinto "pinhicar" e coceira quando passo, mas falei com minha dermatologista e ela disse que essa reação é normal e que com o tempo vai melhorar!!!
      #azelanétudoh

      Excluir
  6. Meu dermo me receitou pada manchas no rosto. Tem uma semana de uso.Estou louca pra ver se vai diminuir as manchas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, o efeito clareador é lento. Só aparece efetivamente com pelo menos 4 semanas de uso contínuo! Tenha paciência e não desista! Bjs

      Excluir
  7. BOA TARDE COMPREI AZELAN CREME, POIS ELE É LIQUIDO BRANCO, ISSO É NORMAL OU DEVERIA SER PASTOSO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, isso mesmo, ele é um creme mais para líquido, e a cor bem branquinha. Ele é bem fácil de espalhar no rosto todo. Bjs!

      Excluir
    2. Eu uso Azelan há um tempo e também estranhei a consistência do creme da última vez que comprei. Levei para trocar e a farmacêutica também estranhou a consistência e susbstituiu o produto, pois deve ser creme e não líquido. Abçs e parabéns pelo blog!

      Excluir
    3. É gente, o nome é Azelan creme, mas ele não é um creme espesso, grosso,tipo pomada, ele é bem fácil de espalhar, um creme bem levinho. Vou tirar uma foto do meu que tá novinho e fazer um update neste post. Qualquer dúvida da consistência o melhor mesmo é pedir para o farmacêutico avaliar. Fez certíssimo!

      Excluir
  8. oiiii usei azelan e meu rosto ficou vermelho na hora,iae e normal????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas só ficou vermelho? Ou ardeu e pinicou? Acho que ficar um pouco vermelho nas primeiras vezes é nornal, afinal é um acido. Mas se for mto, melhor não usar. Testa antes no seu antebraço! Bjs

      Excluir
  9. Você usa ele no rosto todo ?

    ResponderExcluir
  10. Começei a usar no fim do mês passado,pois fui na dermato, e ela passou e pelo incrivel que pareça minha pele n vi diferença e começou a aparecer espinhas horrorosas que eu n tinha antes, só tinha mancha vermelha...acho que irei voltar na dermato antes de suspendê-lo, pois li a bula e n vi que tem a chance de esse efeito ocrrer...fico mal, desanimada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que coisa chata! É mega desanimador mesmo quando a gente espera um resultado bom do tratamento e é justamente o contrário, entendo sua frustração. Mas entenda que cada pele reage de forma diferente, e o que serve para muitas pode não servir para a sua. Conversa com sua médica e depois volte para nos contar como foi? Ok? Fico super curiosa para saber resultados! kkkk Boa sorte! Tenha paciência! Beijo grande.

      Excluir
    2. Oi Juliana, irei sim voltar à médica e te conto pode deixar!Obrigada viu pela atenção, boa semana p vc, bjo!

      Excluir
    3. Descobriu o problema, Anônimo? Pois eu usei Azelan Gel por 3 meses e adorei o resultado. Não sumiram todas as minhas manchas de gravidez, mas diminuíram muito. Depois fui tentar um da Dermage porque achei que poderia tirar de vez as manchas, mas não deu resultado. Voltei ao Azelan Gel esta semana!

      Excluir
    4. Que bom Raphaelle! Eu confesso que peguei sol, e muito, sem a proteção adequada e apareceu uma manchinha na testa. Tinha dado um tempo no Azelan, estou meio descuidada, mas agora voltando em 3,2,1! hehehe

      Excluir
  11. Oi! o azelan tbm melhora os vasinhos do rosto causados pela rosácea ?obg bjx!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, ele é indicado para esses vasinhos sim (telangectasias). Mas veja com a sua dermato se é o seu caso usar. Beijo!!

      Excluir
  12. Boa noite Juliana! Estou querendo comprar o azelan. Mas estou muito na duvida se compro em creme ou em Gel. Minha pele é oleosa, nao tenho muitas espinhas, mas ela é muito sensivel.... Fico com medo de comprar em gel e ressecar demais e também tenho receio de comprar em creme e nao funcionar muito com as espinhas, cravinhos e oleosidade! Qual sua opiniao? Já usou na forma de gel? Valeuuu!! Bjosss, Flávia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia! O Azelan, apesar de ser vendido sem receita médica é um ácido que pode causar danos a sua pele. Eu acho que você deveria perguntar a sua dermato. É mais seguro. Nunca usei o em forma de gel, mas o em creme não deixa a pele oleosa não, pelo contrário, fica bem sequinha. Bjs!

      Excluir
  13. Valeu, Juliana!! Vou falar com a dermato sim! Bjos, Flávia!

    ResponderExcluir
  14. meu rosto tava igual uma cratera, acumulava mais de 80 espinhas e nada dava jeito. o q resolveu foi antibiótico, tetralysal 150mg + epiduo gel + solugel 4% + eritromicina manipulada.
    agora ficaram as manchas vermelhas e o dermatologista disse q iam demorar anos pra sumir, a não ser q eu faça laser.
    mas me receitou azelan gel, vou comprar pra ve se funciona
    =/

    ResponderExcluir
  15. meu dermatologista passou numa sexta-feira, na noite de sabado p domingo eu passei e minha pele tava muito aspera (a parte do queixo e lateral da boca). quando acordei, parecia q eu tava c herpes. tenho problemas c essa area do rosto, inclusive nao faço meu buço pq fica assim também, cheio de bolinhas esbranquiçadas. somente essa area do rosto ficou assim, o resto ficou muito bom, a pele clarinha e limpa, porem ficou aspera sabe... ligarei hoje pro meu dermatologista para saber se continuo a usar. ah, eu uso o gel... Juliana, valeu pelo pos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrine, acho que essa área está delicada e o ideal é você não passar no local. Passa no restante do rosto e quando a pele se recuperar ali você usa. Tenho o mesmo problema com o buço! Se depilar fico cheia de espinhas e bolinha...aí fico enrolando e tirando com a pinça, e só depilo quando estou bem " bigoduda"! hahaha Obrigada e volte sempre! bjs,

      Excluir
    2. eu também tinha muitas bolinhas no buço quando fazia depilação...daí comecei a fazer depilação com linha e depois da depilação fico passando durante uns 3 ou 4 dias (2 vezes por dia) uma pomada a base de acido salicílico. Pronto! Acabaram meus problemas!! Nunca mais tive bolinhas!

      Excluir
    3. Vou tentar! Deve doer horrores né? obrigada! beijos

      Excluir
    4. E aí? Fez com linha? Dói o mesmo q com cera ou pinça! Quase nada kkkk só descem algumas lágrimas ( de emoção)... Kkkkkkkk bjss!!

      Excluir
  16. Oi Juliana, tudo bem? Comecei o tratamento com o azelan há uma semana. Minha dermatologista recomendou o gel. Uso o Azelan 5 x na semana e o Vitanol A 2 x. Ontem reparei que a área próxima às maçãs do meu rosto ficaram muito vermelhas. Hoje começaram a arder e ficaram vermelhas. Reparei que ficou um pouco descamado também. Será que isso é normal? Pois na bula fala sobre esses efeitos. Ah, ele arde um pouco depois que eu passo tbm.

    Sei que você já relatou que não teve problema com o azelan, mas queria saber uma opinião antes de contactar a médica ou interromper o tratamento.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, nunca usei o Vitanol, tenho alergia a tretinoína, ácido retinóico. O Azelan tem esse inconveniente no início sim. Deixa a pele um pouco sensível. Passa uma camada bem fininha, e evita a áera que está mto vermelha, e se mesmo assim estiver muito sensível, eu aconselharia a usar dia sim, dia não. :) De qualquer forma, sempre melhor tirar a dúvida com a dermato. Beijo!

      Excluir
  17. posso passar azelan gel e por cima passar protetor solar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Se for passar de dia, espera um tempo para secar e absorver e capricha na proteção solar. Eu quando usava de dia passava protetor com FPS alto e um pó compato por cima, com proteção lata também. Não pode bobear! Bjs,

      Excluir
  18. Estou com a rosacea atacada e gravida, o que acho que deu uma piorada. Usava cremes manipulados, conforme formula do dermato. Nao melhorava. Comprei azelan e passei. Arde um pouco. Incrível o resultado. Desapareceu a vermelhidão e parece secar as espinhas. Muito bom o produto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li que o Azelan é seguro para uso durante a gravidez. Seu medico liberou? Bom saber que pode usar! :-)

      Excluir
  19. DERMATOLOGICAMENTE TESTADO8 de dezembro de 2013 às 20:03

    muita gente ignorante sai comprando sem ter o mínimo de noção... deve se perguntar a um dermatologista o q usar pro seu tipo de pele... mesmo q ouça falar bem de algo na net... e só pra esclarecer, para quem tem pele oleosa e com acne NÃO é recomendado o uso de CREMES no rosto. eles provocam mais oleosidade e produzem mais sebo no rosto q por fim tapa os poros e dá acne. qualquer dermatologista sensato só indica produtos em GEL para quem tem pele oleosa com acne! inclusive o protetor solar deve ser em GEL (normalmente vem escrito Gel-Creme), mas é GEL !!
    se tem pele com OLEOSA com ACNE NÃO USE CREMES, APENAS GEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEL !!

    entendeu ou quer q eu desenhe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o meu post sobre o Azelan creme é uma opinião de consumidora, e eu deixo bem claro que esse produto foi indicado pela minha dermatologista, que é de extrema confiança.
      No meu caso,ele foi indicado para o tratamento de acne rosácea, que é o problema maior da minha pele. Não sei se você leu o post e as perguntas, eu sempre oriento a pessoa a procurar um médico, já que se trata de um ácido, e respondo apenas sobre os efeitos do produto na MINHA pele. E na MINHA pele, ele controla a oleosidade e funciona muito bem. Faço uso do Azelan a 3 anos. Se você der uma olhadinha na bula, o Azelan Creme é indicado no "tratamento da acne vulgar, manifestada por comedões, pápulas, pústulas e cistos". O meu protetor solar também não é em gel, testei vários, e fiquei com um em versão fluida. As versões em gel irritam a MINHA pele, deixando mais sensível ainda.
      Não precisa desenhar, você não falou nenhuma novidade e acho que todo mundo está careca de saber e eu canso de falar, que o que funciona para a minha pele pode não servir para outra.
      Fique a vontade de dar sua opinião, ela sempre será aceita. A gente não entra na casa das pessoas sendo grosseiras com os anfitriões, e esse blog é meu, escrevo nele o que eu quiser, é a minha casa, tenha um pouco mais de educação ao se expressar. Bjs,

      Excluir
    2. Juliana... estou usando o Azelan, comecei ontem, para tratar uma acne hormonal que tenho, minha dermatologista é ótima, me salva sempre, e me recomenda produtos ótimos. A questão levantada pelo colega acima sogre o GEELLLLLLL não é verdade, pois uso produtos em creme e funcionam super bem, e minha pele é muito oleosa (tipo, dá pra fritar ovo na testa em dias quentes...).
      O protetor Minesol 70 Oil Control, por exemplo, é creme, não é gel, e deixa a pele super sequinha, parece até que vc passou um primer... e já usei protetores gel, para pele oleosa que deixaram meu resto mais brilhante ainda!
      Então, o ideal, como você já disse, é procurar um bom dermatologista pra que ele possa receitar o que for melhor para cada um, de acordo com o que vc tem, seu tipo de pele, etc...
      Parabéns pelo blog!!!

      Excluir
    3. Pois é. Eu continuo usando a versão creme feliz da vida! obrigada!!

      Excluir
  20. Não ligue pra esses comentários. Minha pele é extramamente oleosa e minha dermatologista que tem muitos anos de experiêcia me receitou o azelan CREME e o resultado foi excelente. Ele tem a textura tão seca que quando passo a noite e acordo minha pele não está oleosa. Eu confio muito mais na minha dermatologista do que nessa pessoas que fez esse comentário. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fico meio impressionada com a falta de educação e agressão gratuita. O que leva a pessoa a vir aqui ser grosseira comigo? hahaha Se não concorda, não lê, não liga, vai ver outra página! :)
      O resultado em mim também é ótimo. Acordo com a pele sequinha! Obrigada pelo apoio. Bjs,

      Excluir
    2. Oiie Ju, tudo bem ? Então meu nome é Ana Brunna e a minha dermatologista passou pra miim o azelan gel gostaria de saber qual é o efeeito que da, clareia ou não??? Desde ja obrigadaa, bjss e ate a proximaa..

      Excluir
    3. Oi Ana Brunna, ele é indicado para o tratamento de acne vulgar e acne rosácea. O efeito clareador, no meu caso, foi discreto. É mais uma uniformização da cor da pele mesmo. No meu caso ele controla bem a oleosidade, as espinhas e a vermelhidão que a rosácea causa. Espero ter ajudado! Bjs,

      Excluir
  21. Oi Juliana!.. uso o Azelan a uns 6 meses por indicação minha dermato.. ela me passou pq estou querendo engravidar e não teria problemas.. maaaas, disse q é fraquinho e que eu teria q ter paciência.. mas já uso a 6 meses!!!.. minha pele não está lá essas coisas mas confesso q andei faltando com ela algumas vezes.. rs
    Já usei três tubos e nesse, realmente veio uma 'águinha' que não veio nos outros.. enfim.. rs
    Só uso a noite e lavo o rosto com Actine antes de aplicar e pela manhã..
    Será q posso, ser ter q voltar ao médico, passar mais uma vez ao dia??..
    É isso.. ufa!.. hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellen, poxa, se vc está tentando engravidar é melhor perguntar a sua médica, né? Mais seguro! Eu nem sabia que o Azelan era liberado para gestantes, soube por um comentário aqui no blog, mas acho que de qualquer forma, antes de usar qualquer medicamento, ainda mais gestante, tem que perguntar ao médico. Eu também só uso a noite, e lavo com Actine.

      Excluir
    2. Obrigada msm assim!.. adorei o blog.. vc é muito simpática e atenciosa.. ;)
      Bjão

      Excluir
  22. Olà!!! Pode passar no rosto inteiro antes de dormir, ou tem que ser só na espinha/acne... ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu passo no rosto inteiro, uma fina camadinha, até porque a minha rosácea é pelo rosto todo! :( Mas a indicação da bula é usar nas áreas afetadas.Se for uma espinha única localizada, vc pode passar só nela. Bjs

      Excluir
  23. Eu uso azelan gel 2 vezes ao dia e protetor solar 55 da adcos e minha pele não apresentou mais papulas ou pustulas e controla bem a oleosidade.Não tive qualquer reação na minha pele desde o início do tratamento.

    ResponderExcluir
  24. ele pode ser usado para clariar axilas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor de Deus não! O Azelan é indicado para tratamento de acne. O clareamento das manchas na pele é muito discreto. Neste caso, o ideal é você usar uma fórmula manipulada indicada pelo seu dermatologista com clareadores mais potentes. Uma coisa que funcionou muito para mim foi a depilação a laser, no meu caso, na virilha. Clareou bem, adorei! :)

      Excluir
  25. oi !qual foi a pomada com acido salicilico que usou para as bolinhas que aparecem apos a depilação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então, quem disse que usa essa pomada foi uma visitante e como ela comentou como anônimo não tenho o contato para perguntar. :(

      Excluir
    2. Oii!! fui eu q falei kkkk então...eu uso uma pomada é tipo essas genéricas q não tem nome...só a substância mesmo...fui na farmácia e pedi uma pomada a base de acido salicílico...custa uns 10 a 15 reais...e vc Juliana fez a depilação com linha??? dói o mesmo q uma depilação com cera ou pinça...desce umas lágrimas de emoção mas nada demais kkk bjs!!!

      Excluir
    3. e em relação ao Azelan não se deu bem com a minha pele...eu uso e fico cheeeia de espinhas monstruosas e gigantescas!! o q fica super bom na minha pele é o hidratante da clean&clear Hidratante Antiacne com acido salicílico! bjss

      Excluir
  26. Oi eu estou azelan gel pela manhã conforme foi indicado pela dermatologista. Eu gostaria de saber quantas horas depois eu poderei lavar meu rosto novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não te orientou em relação a isso? Eu passava de manhã, por cima o filtro, e lavava o rosto na hora do almoço, e passava novamente o filtro. Espero que ajude! bjs,

      Excluir
    2. Se falou eu me esqueci rssss. Mas você já me ajudou sim. Obrigada. Bjão.

      Excluir
    3. Normal, eu tinha que gravar minhas consultas, depois fico cheia de dúvidas. Foi assim que escrevi esse post! ahahha :) beijo!

      Excluir
  27. adorei seu post ! vou comprar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, depois volte para falar o que achou! Com indicação do médico, espero, né? hehehe :)

      Excluir
  28. Olá, Juliana, tudo bem?
    Sou de SP, Capital. Estou com dificuldade para encontrar o Azelan creme só acho gel.
    É dificil achar o azelan creme?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Eu comecei a usar o Azelan há 2 meses. Eu estava com muitas espinhas doloridas e que estavam acabando comigo e minha autoestima. Eu usava todos os dias à noite depois de lavar o rosto. O resultado realmente veio após as 4 semanas. Durante as 4 primeiras semanas as espinhas ainda saiam grandes e inflamadas. Quando chegou ao final do primeiro mês elas já tinham desaparecido e então não saíram mais. Agora uso dia sim dia não pois ele resseca bastante o rosto. Agora vou fazer umas limpezas de pele e bastante hidratação para manter a pelo mais bonita e eliminar as manchinhas que eu já tinha. Algumas manchas de espinhas que surgiram enquanto eu já estava usando a pomada, agora estão sumindo. Estou muito muito satisfeita com o resultado. A minha pomada ainda não acabou e achei que ela dura bastante. Eu uso no formato creme. Boa sorte para vocês, eu adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, adoro saber quando o tratamento funciona e a pessoa fica feliz! Obrigada por vir contar! beijo e boa sorte!

      Excluir
  30. Oi. Eu tenha uma duvida. Estou desesperada. Usei o produto e quando olhei no espelho a minha pele estava toda vermelha em algumas partes onde apliquei! é normal???? o q eu faço? me ajuda :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca aconteceu comigo. Vc testou no seu antebraço antes? Sempre testo qq produto antes de passar no rosto porque sou mega alérgica. Acho melhor vc não usar até poder falar com seu dermato sobre essa reação. Boa sorte!

      Excluir
  31. Olá Juliana. Vou começar a usar o Azelan e queria saber se fazer limpeza de pele com uma esteticista antes do uso ajuda ou atrapalha. Você faz uso de limpeza de pele regularmente? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Nunca fiz limpeza de pele na vida acredita? Mas imagino que não, só não vá usar logo depois do procedimento.O ideal era você perguntar para o profissional que fará sua limpeza, ela vai poder te orientar bem melhor! um beijo!!

      Excluir
  32. Oi Juliana,
    Sou homem, conheci teu blog pesquisando sobre o azelan. Parabéns pelo post, é muito bom achar blogs onde podemos trocar informações. Eu tenho 32 anos e acne desde os 17, ela está controlada, mas sempre tenho de usar algum produto. Antes usava o peróxido e agora estou com azelan. Uso em gel e ele me dá uma pinicada sim, mas acho que está dando resultado. Você sabe dizer se usando filtro solar, pode se expor ao sol com ele, ou tem de evita? Porque diferentemente de outros acidos, a bula não recomenda que se afaste do Sol, pelo menos eu não achei. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom uma visita masculina aqui! Volte sempre! Esse post acabou virando isso mesmo, uma troca de idéias, e eu acabei aprendendo muito! Olha, também não vi nada na bula que falasse sobre isso, mas não acho legal se expor diretamente não. Mesmo com filtro, sabemos que passa alguma coisinha né? Então nos dias que sabe que vai ficar exposto, passa só a noite! :) bjs!

      Excluir
  33. Oi Ju!
    Muito bom o seu post, comecei a usar o azelan creme e minha pele tá dando umas pinicadinhas chatas.
    Acho que devo passar uma camada mais fina ainda.
    Parabéns pelo blog.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela, isso! Passa uma camadinha mais fina porque pinica mesmo nas primeiras vezes, mais isso já passa! :)

      Excluir
  34. Juliana eu fiz um peeling de tca 40% para cicatriz de acne so que manchou e ficou vermelho como eu sou branca agente nota muita difereça e so nas bochecha isso faz 1 mes eu fui ontem no dermat ele me receitou o creme dermazelac para clariar e tirar a vermelhidao estou com medo de nao fuciona ja que serve pra acne e nao para mancha, eu tentei usar o hidroquinona 4% e deixou minha pele enritada ainda estou disesperada. Tou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betiane, pesquisei sobre e esse medicamento, ele também é a base de ácido azelaico, igual ao Azelan. Ele funciona bem para vermelhidão, mas não é tão eficaz para manchas, mas a melhora é discreta. Acho que a ideia do seu dermato foi controlar primeiro a vermelhidão. Hidroquinona irrita muito mesmo, e se sua pele já estava irritada por conta do peeling pode mesmo piorar. O que acha de voltar no seu médico? Ou quem sabe consultar outro. Sua pele está mto sensível, não faça nada sem indicação médica para não piorar. bjs,

      Excluir
  35. Ola.. Tenho cravos na barriga, esse remedio serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não sei te responder...melhor você consultar um dermatologista, né? Bjs,

      Excluir
  36. Juliana, você poderia me dizer onde encontra o Azelan creme aqui no RJ? Minha irmã parou o tratamento há 2 semanas porque não encontramos em lugar nenhum, nem pela internet :/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa nunca tive problema para comprar Azelan, aliás, comprei a pouco tempo ( umas 3 semanas) na drogaria Pacheco, na Barra.

      Excluir
  37. Oi Juliana, fiz tratamento contra acne com peróxido de benzoíla e actine, resolveu bem, agora pra tirar as manchas q ficaram, minha dermatologista indicou azelam creme, ela disse que o gel não tinha tanto efeito por que a concentração era menor, porém não encontra ele em creme em nenhuma farmacia nem pela internet, só em gel. será q tem como manipular, será q alguém tem a formula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, que loucura, dei uma buscada aqui e ele está indisponível na maioria das farmácias que procurei mesmo. Acho que vale você procurar uma farmácia de manipulação e e questionar se eles fazem essa fórmula. Olha o que diz na bula: Cada g de AZELAN® creme contém 200 mg de ácido azelaico micronizado. Vou mandar um e-mail para a Bayer e ver se consigo um posicionamento deles. bjs e boa sorte!

      Excluir
  38. Olá Juliana, eu faço uso do Azelan tem 2 meses, venho intercalando dia sim dia não para não ser muito agressivo com a pele, ainda mais que nos dias que não uso o azelan, passo um creme de hamamelis para o controle da acne e oleosidade, o resultado foi absurdo de bom, mas infelizmente fiz uma besteira e utilizei um sabonete (muito bom da neutrogena) com ácido em uma noite que usei o azelan e na manhã seguinte o mesmo sabonete, resultado reação alérgica, rosto inchado, vermelhidão, coceira, e bolinhas. Agora é ter paciência, usar MUITO protetor, e esperar descamar para voltar a usar sem fazer besteiras. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena, ia indo tão bem! Parece que teve alergia ao ácido do sabonete né? Deve ser o salicílio, pessoas com a pele sensível podem desenvolver reação inflamatória e problemas de hipersensibilidade. Eu uso o actine, que tem esse ácido, as vezes a pele resseca demais. Aí passo a usar um mais neutro, vou alterando. :)

      Excluir
  39. oie Juliana.. queria saber se após o uso do azelan pode ser utilizado a maquiagem?! E antes de usar o produto eu lavo meu rosto com o sabonete asepxia.. sera que tem problema? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse sabonete, mas de um google e vi que tem vários tipos. O ideal é usar um neutro para não ressecar tanto a pele ou misturar ácidos! Pode usar maquiagem depois sim. A ordem é Azela, protetor solar e make! Beijo!

      Excluir
  40. Olá, sou homem, macho, alfa dominante! hehehe
    só vejo mulher opinando aqui, mas vou deixar minha opinião.
    tive muitas espinhas dos 15 aos 25. entre os 18 e 22 minha cara chegou a acumular mais de 100 espinhas. era o ultimo grau de acne. bem feia mesmo a situação! parecia um choquito! com 23 comecei a me preocupar e fui no dermatologista. tomei antibiótico e usei ácido (solugel) resolveu momentaneamente depois voltou tudo. Fui em outro médico q receitou outro antibiótico (tetralisal 150mg) sai, resolveiu o problema de acne e nunca mais tive o problema. raramente aparece uma espinha, mas não mais aquele monte sem controle! ficaram muitas manchas, muitas mesmo. voltei no primeiro médico ele disse q ia demorar ANOS pra sumir e não poderia fazer nada. fui em outro q me passou AZELAN. comecei a usar em dezembro Azelan Gel 15% meu primeiro tubo ta terminando. As manchas mais claras sumiram já, mas as q são (escurecidas ou vermelhas) essas estão custando pra sumir. sou branquelão e essas ficam bem evidentes. vou continuar usando, mas se eu descobrir um meio mais rápido de remove-las vou atrás! já me falaram pra fazer 10 seções de peeling de diamante, mas cada seção custa 400 dinheiros! ai não da!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Outra presença masculina por aqui! Adorei! Pois é, o Azelan clareia até certo ponto. As minhas manchinhas clarearam bem, mas não fiquei livre delas. Se o seu problema está controlado, e você quer só clarear as manchas, é melhor optar por dermocosméticos específicos para esse fim, tipo o Blancy, Klassis e etc. Já usei manipulados a base de hidroquinona, e acho que para mim, foi o que mais funcionou, só que minha pele fica muuuuuuito sensível. Peeling nunca fiz, mas tenho bastante vontade. Meu problema também é falta de tempo... ( $$$) kkkkk Beijos.

      Excluir
    2. Lembrando que, ( não custa repetir) , o que serve na minha pele pode não servir na sua, o certo é sempre pedir indicação pro seu dermato e protetor solar forever, homem não curte muito usar, mas se você usa ácido amore, não tem essa opção! beijo!

      Excluir
    3. verdade...e a maior burrada q eu fiz uma vez foi ver um comercial dizendo q Clariderme (Hidroquinona 10%) tirava as manchas, dai fui numa farmácia e comprei... na época ainda tinha muitas espinhas e eu passava por cima... era a única coisa q usava todo dia... minha cara ficou VERMELHONA, as manchas pioraram e desde então toda espinha passou a ficar marcando a pele por anos... antes as espinhas davam e qdo sumiam só deixavam marcas por 2 semanas no máximo, depois q usei o clariderme toda espinha passou a manchar fixamente e até hoje sofro com as marcas... como disse, raramente aparece uma agora, mês passado apareceu uma e secou, mas a marca ficou la, um ponto vermelhão q tomara q não leve ANOS pra sumir...rs fica a experiência agora pra não fazer mais burradas...agora só com dermatologista... meu primo é dermatologista tem uma clinica e é professor numa universidade federal, quem me receitou o tetralysal na época e o azelan agora foi ele... tb sabonete tem q ser dermotivin control liquido e protetor solar Ansolar gel-creme fps 30... mas eu prefiro o Filtrum Ultra seco q segura a oleosidade melhor e mais barato...

      Excluir
  41. juli, conhece algum medicamento q tire os buracos deixados pelas espinhas? eu espremia muito e ficou alguns buracos na maça do rosto. será q tem alguma solução pra amenizar isso? ou só botox mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, aliás nem sei se Botox funciona. Uma amiga minha fez tratamento com laser as cicatrizes melhoraram, mas não vão embora totalmente. bjs,

      Excluir
  42. Gata é a segunda vez de deixo meu comentario no sei blog pra falar desse açido pra mim não deu certo o meu rosto fica muito vermelho eu ja desistir de usar. eu começei usar bepantriz com ipogrós minha pele ta linda sem vermelho e sem manchas azelan Nunca mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chato né? Vc deve ter tido uma reação alérgica. Não conheço esses outros produtos, mas se sua dermato indicou vai na fé! Boa sorte! Bjs,

      Excluir
  43. Oi estou usando azelan a uma semana e limpo minha pele com um sabonete da vichy aiinda nao notei grande melhoras,o unico poblema e q minha pele ficou mais oleosa nao sei c foi por causa do protetor q e da sun max acqua mais oil free. Espero q melhore bjs. Adoreii o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 semana é pouco pra ver o resultado! Espera mais um pouco! bjs,

      Excluir
  44. Oii! Tenho 16 anos e eu estava usando o Epiduo, tinha manchas de espinhas pequenas e algumas ou outras. E com ele minha pele melhorou muito! Nem uso maquiagem no dia a dia. Fui na dermatologista de novo e ela me passou o Azelan, mas agora só tenho alguma manchinha de leve na região do queixo (onde estava feio) e alguma ou outra no rosto (mas bastante cravo na zona T). Espero que dê certo, irei começar a usar. Ela disse para passar de noite e vou lavar de manhã. Mas fiquei com receio pois meu protetor é fator 30. Eu não fico muito no sol, mas será que tem problema? Tenho medo de manchar a pele (o efeito contrário), pode ser que esse ácido seja mais forte. Adorei o post! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30 é o suficiente, mas não esquece de repor! E lindona, vc tem 16 aninhos, não use maquiagem no dia a dia! Tenho certeza que não precisa! Só um filtro com base já vai ajudar, deixa pra usar qdo vc tiver tipo eu, uns 30 anos! hahaha fofa! beijos!

      Excluir
    2. Hahaha, só uso pra ocasiões especiais mesmo. Porque, antes eu usava uma base pra tampar o que me incomodava, mas agora só uso protetor. Obrigada! bj :D

      Excluir
  45. Oi Juliana, adorei teu blog,descobri procurando algo para minha acne.
    Sei q vc já falou sobre isso, mas gostaria de saber se vc conhece alguma pomada q tira a mancha da acne? Pq tenhos muitas manchinhas causada por elas, e sofro com isso, nem a maquiagem disfarça, tenho q rebocar meu rosto para tentar esconder.
    Adorei teu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vários cremes clareadores melhoram as manchinhas de acne, inclusive o Azelan, mas não é a função principal dele. O ideal é você perguntar ao seu dermatologista algo que seja indicado especificamente para sua pele. Beijo e boa sorte!

      Excluir
  46. Boa noite juliana, sou de Portugal e comecei usando o acido azeloico (20%) em hel ainda hoje porque me falaram muito bem do produto. A verdade é que não consultei nenhum dermatologista e fui por meu próprio risco rsrs
    pus hoje a noite, a umas 3 horas pela primeira vez mas não sei se deva tirar antes de ir dormir ou dormir com o gel posto! O que aconselhas?
    senti comichao de inicio mais agora já não! Beijo, Gostei muito do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recebi indicação para usar com o rosto limpo antes de dormir e tirar pela manhã quando acordar.
      Uma camada fina para evitar o comichão. Mas ele é normal logo no início.
      Bjs do Brasil!

      Excluir
  47. Azelan creme envelhece a pele? ou pode ser usado durante anos sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho essa sensação, pelo contrário, uso o Azelan a mais de 5 anos e minha pele melhorou muito. O que envelhece a pele é o sol. Protetor solar e hidratação sempre. :)

      Excluir
  48. Minha dermatologista passou para clarear as manchas da acne que eu tenho bem poucas mas me encomodam muito e realmente melhorou não 100% mas deu uma boa clareada que da para ser escondida com um pouco de base, coisa que antes não dava por estarem muito escuras. Gostei do artigo estava sem dúvida se arder um pouco era normal rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A indicação do Azelan não é para clarear e sim para acne e rosácea. Mas eu também reparei uma melhora nas manchinhas. O tom de pele fica mais uniforme mesmo. Arder no começo é normal sim, por isso o ideal é usar uma camada beeem fininha! :)

      Excluir
  49. Olá, vou comecar o uso do azelan hoje, e queria saber quantos dias mais ou menos a pele descama! Será que até daqui uns 12 dias a pele ainda está muito irritada? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ya, meu rosto descamou super de levinho, pouca coisa mesmo. Não é que nem ácido retinoico que a pele fica "desfolhando". Como já foi há muito tempo, eu não lembro por quantos dias, mas não foi algo que me incomodou. Bjs!

      Excluir
  50. Estou grávida de 38 semanas com parto marcado e minha pele está muito manchada... fui ao dermato e ele passou exatamente Azelan gel pra dá uma clareada enquanto não posso me submeter a outros tratamentos mais agressivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, gravidinhas podem usar Azelan, achei essa notícia o máximo! Soube por aqui! :)

      Excluir
  51. Oi, tudo bom? Estou começando hoje o meu tratamento com o azelan, em gel pois não achei em lugar nenhum o creme, mas enfim eu queria saber, se posso usar Maquiagem depois de passar ele é o protetor? No meu trabalho é obrigatório o uso de maquigem diariamente. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula! Você vai usar de dia então, certo? Passa o Azelan, depois o protetor solar, daí sim a maquiagem! :) Beijos! No meu caso, uso um protetor com cor, no lugar da base, para não passar tanta coisa no rosto. Gosto muito do Episol Color, a cobertura dele é ótima! beijos!

      Excluir
  52. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  53. Oi juliana.
    Estou fazendo tratamento de acne, comecei com antibióticos e agora vou começar usar azelan, meu dermatologista me receitou em cremr porem nao consegui encontrar, esta em falta nas farmácias na minha região.
    comprei em gel, acho ate melhor, tenho a pele oleosa.
    sera q o efeito e o resultado é o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, estou com o mesmo problema. O Azelan creme está impossível de achar! :( Também tenho usado o gel, e não vi muita diferença, mas o creme não resseca tanto. Se você tem pele oleosa vai de gel! :) bjs

      Excluir
  54. Oi, Juliana! Acabei de conhecer seu blog pesquisando pelo azelan, minha dermatologista acabou de receitar junto com o epiduo. Parabéns pelo post, está ótimo :)
    Tenho uma dúvida que esqueci de tirar com a dermatologista. Minha rotina de limpeza do rosto é sabonete líquido, tônico adstringente e hidratante (um diurno e outro noturno). Minha dúvida é, se devo passar o azelan à noite, depois do sabonete, devo parar de usar meu tônico e hidratante noturno? Outra coisa que me ocorreu agora é se devo aplicar em todo o rosto ou só nas espinhas. Você conseguiria me esclarecer essas dúvidas? Sei que você não é dermatologista - pra não aparecer outro comentário malcriado hehehe - mas gostaria de saber como você faz, sua experiência! :)
    Bjos! Muito obrigada =******

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana, que fofa! Comentários e dúvidas educadas assim são super bem vindas! :) Eu usaria depois do tônico, e não usaria o hidratante noturno. Deixaria para usar apenas algo ao redor dos olhos. Isso acho importante. Usaria só o hidratante diurno e reaplicaria durante o dia. Eu passo no rosto todo, uma camada fina, pq tenho rosácea nas bochechas e algumas espinhas na testa. Acho bacana porque ele dá uma igualada na cor do meu rosto. Espero ter ajudado, qualquer coisa grita! beijo!

      Excluir
  55. Oi Ana! Enrugada como? Tipo ressecada, descamando? Essa foi nova para mim! De qualquer forma, se for ressecamento, acontece mesmo, ainda mais se a pele estiver bem sensível, fala com a sua dermato e enquanto isso alterna usando um dia sim outro não, e no dia "não" passa um hidratante levinho. Espero ter ajudado! Beijos.

    ResponderExcluir
  56. Comecei a usar azelan gel há mais de um mes, gostaria de saber se posso depilar o buço com cera, sem causa dano a pele? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa não sei, eu faço depilação a laser! e paro de passar uns 3 dias antes da sessão, e volto 3 dias depois. :)

      Excluir
  57. Ju linda me ajuda, sei q vv não é dermatologista, mas vc deve saber, gostaria de saber como usar o azelan gel, e como passar o protetor solar ele é usado por cima do gel? Ou depois q tirar o gel ? E pela manha como usar o azelan com o protetor. . Bjs amei o Blogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Norma, eu só uso a noite com a pele limpa e lavo de manhã quando acordo no banho, depois passo o protetor solar. Minha dermatologista me disse que posso usar de manhã também, e neste caso, uma boa camada de protetor solar por cima. Nas raras vezes que usei pela manhã, passava o azelan, o protetor fator alto e por cima ainda passava um pó compacto com filtro, para ficar bem protegida mesmo. Espero ter ajudado. Bjs,

      Excluir
    2. Desculpe te perguntar de novo, mas a noite tem q passar o protetor solar ppr cima do gel ? Ou so pela manhã? ? Bjs obg pela resposta me ajudou sim

      Excluir
    3. Oi Norma, se você usar a noite não tem necessidade de usar o protetor solar. É só lavar o rosto assim que acordar, pela manhã, e aí sim aplicar o filtro. O importante é não fica exposta a luz solar com o produto no rosto. :) Bjs,

      Excluir
  58. Olá fiquei em dúvida se devo usar hidratante antes ou depois de passá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o hidratante de dia.
      Acordo de manhã, lavo bem o rosto para tirar o Azelan , passo hidratante e por cima o protetor solar. Bjs,

      Excluir
  59. azelan tambem pode ser passar no corpo todo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O Azelan é indicado para áreas com acne, podendo ser usado no colo e costas. Bjs,

      Excluir
  60. Olá Juliana...
    Bom, tem uma semana que estou fazendo uso do Azelan gel.. Eu tenho mas pontinhos de cravo principalmente no nariz, e meus poros são bem dilatados..será que como consumidora a bastante tetempo teria como vc me dizer se esses cravos e "buracos" vão sair da minha pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu senti uma boa diminuição do cravos no nariz, mas não senti muita diferença nos poros abertos. Diminui sim, mas não ficam fechadinhos não. Bjs,

      Excluir
  61. Olá Juliana,
    Sou Daniel de salvador/Bahia, primeiramente parabéns pelo seu blog, li todos os comentário do começo ao fim para saber se a pergunta que vou fazer já estava respondida...rsrsrs mas não está :( Bom eu faço tratamento contra a acne há quase dois anos, a minha dermato me alterna com vitacid e azelan gel e após três meses manter só o azelan gel por mais 6 meses, porem quando eu parei o tratamento com o vitacid eu notei que minha pele teve uma leve piora mas mesmo assim estou seguindo o que a dermato me mandou. Essa piora é normal só com o uso do azelan gel ? eu tenho a pele oleosa, mas tava pensando mesmo assim em usar o azelan versão creme para ter um efeito mais rapido, será que dá certo ?

    Obrigado.

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, eu nunca usei o Vitacid, mas sei que ele é um tratamento mais forte. Então acho que faz sentido, ao trocar para um medicamento mais leve você ver uma certa piora. Mas acho que se foi leve, você está certo em manter a orientação da dermato. Acho que você deve manter o gel, já que a pele é oleosa. Mas é a minha opinião! Beijos e depois venha me contar o resultado! :)

      Excluir
  62. oi juliana, sou gilmar trabalho em farmacia. passei so pra diser aos interessados que azelam e muito facil de encontrar. devido ser um medicamento nao muito procurado as veses falta nas farmacia, mais e simples e so fazer encomenda em qualquer farmacia da sua cidade que chega em ate 24 horas bjs seu blog e muito util

    ResponderExcluir
  63. Oi Juliana, amei o blog. Mas faz tempinho que vc não escreve né?
    Tenho rosácea e também uso azelan. As vezes mesmo usando todo dia acontece de ter uma crise ou outra. Com vc e assim também?
    Outra dúvida: o teu tratamento é pra rosácea ou acne? Pq são tratamentos distintos sim? Eu se passar produtos de acne no rosto , minha pele reage demais, não posso. Pá rosácea deixa a pele super sensível.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um mesmo um tempão que não escrevo. Mas não deixo de publicar e responder os comentários que me mandam! :)
      Sim, as crises de rosácea ainda aparecem de vez em quando, mesmo depois de tantos anos de uso. Meu tratamento é para rosácea, mas tenho acne de grau leve, e o Azelan serve para ela também, já que é um medicamento anti inflamatório e reduz o crescimento das bactérias no folículo piloso. Já experimentei várias outros medicamentos para a acne quando era mais nova, mas eles deixavam meu rosto muito sensível. Desde que passou a adolescência e as espinhas deram uma trégua, fiquei no Azelan e não saio mais. :) Rosácea é paciência. Faço uso do Azelan a pelo menos 5 anos, e ainda assim , as vezes tenho crises. Acontece bem menos do que antes de tratar, mas ainda acontece. Beijos!

      Excluir
  64. Obrigada por responder, vc é super atenciosa!!!
    Tuas crises de rosácea (quando tem) é só o vermelhidão ou aparecem pápulas também?
    E tua pele arde durante as crises?
    Agora tuas crises são de quanto em quanto tempo?
    (desculpe tantas perguntas!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, pode perguntar!
      A minha crise é só vermelhidão e os tais telangectasias, que são aqueles micro vasinhos vermelhos. Só tive pápula uma vez! Graças a Deus! kkkk
      Minha pele fica bem vermelha, mega sensível e ardendo. Arde até de passar o protetor solar, arde no banho! :(
      As crises estão bem raras. A última foi agora, no verão.
      Eu viajei, não levei o azelan e dei mole com protetor solar.
      Toda errada.
      Mas quando uso direitinho e evito os gatilhos as crises somem.
      Bjs,

      Excluir
  65. Oi Juliana, tudo bem? Me chamo Letícia, fui diagnosticada com Rosacea há pouco e minha dermatologista me receitou azelan. Procurando sobre esse assunto na net cheguei no teu blog e adorei!
    Gostaria de saber por quanto tempo você usou o azelan de dia e a noite, antes de passar a usá-lo somente a noite?
    Outra dúvida, qual tipo de Rosacea você tem? Você disse que levou quase 2 meses pra ver resultado. Esse tempo foi pra melhorar as papulas ou você fala somente em diminuir o vermelhão?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia.
      Uso o Azelan duas vezes ao dia apenas quando meu rosto está em crise.
      Quando melhora, passo a usar apenas de noite.
      Acho que da última vez usei por umas 3 semanas.
      A minha rosácea é um grau leve.
      Tenho apenas a vermelhidão e os vasinhos (telangectasias).
      Só tive pápulas uma vez, bem no começo e usei de tudo e nada adiantava, só piorava.
      Desde que comecei o tratamento com o Azelan elas não voltaram. Assim que minha médica passou o Azelan, eu comecei a ver diferença no controle da vermelhidão, nos vasinhos e por último as pápulas, minha pele ficou bem boa em uns 2 meses. Faço o uso do Azelan há uns 5 anos. E agora, confesso que estou bem relapsa, mas minha rosácea está super controlada. Bjs,

      Excluir
  66. Oi Juliana.
    Você tem encontrado o Azelan 20% Creme? Eu só estou achando o 15% Gel nas farmácias.
    Se você encontra o 20% Creme, aonde o estas encontrando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu compro na drogaria Pacheco na Barra.
      Nunca tive problemas para achar não, mas já tive visitantes reclamando dessa dificuldade sim, principalmente em São Paulo.

      Excluir
  67. Juliana, bom dia!
    O azelan resseca tua pele? Se sim, o que vc faz pra balancear? Usa algum hidratante?
    Usando o azelan direto senti minha pele mais seca...
    Obrigada!
    Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,
      Não resseca muito não, porque uso o Azelan Creme.
      Quando não acho, uso a versão em gel, e essa resseca mais mesmo.
      O hidratante que eu uso é o Fisiogel AI Creme, ele tem ação calmante, e próprio para pele sensível e irritada, e eu gosto muito.

      Excluir
  68. Ju, posso usar o azelan e, ao mesmo tempo, usar meu creme hidratante? Por exemplo, assim que lavar o rosto, passo azelan e em seguida o creme e o protetor solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você usa o Azelan pela manhã, né? Realmente não sei te responder, porque eu uso apenas a noite, e deixo para usar o hidratante pela manhã, junto com o protetor. Eu sempre acho que o hidratante é melhor ser usado na pele limpinha, após lavar. Você pode experimentar usar na parte da tarde, lava o rosto após o almoço, hidrata e repõe o filtro. Espero que ajude! :)

      Excluir
  69. Oi,Sou homem e cheguei no teu blog pesquisando o azelam,sempre tive Pele boa,Sou do rio e uso filtro solar Desde sempre,dai fui passar um verao inteiro na Europa e a Pele manchou,Voltei no rio e fiz peeling de diamante ( Nao recomendo a ninguem)e ai minha Pele ficou com poros abertos. Troquei de dermato fui numa bem cara que me receitou azelam pra clarear a manchas e fechar os poros e to muito decepcionado de ter lido os comentarios acima dizendo que não clareia manchas e nenhum comentário dizendo que dá um jeito nos poros. Será que algum dermato receitou com esses fins pros teus leitores? Sou curioso de saber porque gastei uma consulta beeeem cara e me parece que o creme não é pro meu caso! Ah,vou comentar como anônimo mas meu nome é Fabio. X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Essa sua pergunta dá até um novo post! kkkk
      O Azelan não é indicado para isso, mas o clareamento de manchas é um efeito secundário sim. O Azelan dá uma uniformizada no tom da pele, melhorando o aspecto geral, inclusive melhorando a aparência dos poros. O que eu tenho visto muito acontecer, e imagino que seja o caso, alguns dermatos indicam o Azelan primeiramente, para preparar a pele para um tratamento mais forte. O Azelan tem um baixo poder clareador, mas você nota sim uma diferença. Se médico deve vir com algo mais específico depois. Por ser um ácido leve, ele é ótimo para um começo de tratamento. Tudo com a pele tem que ter muita paciência. É muito demorado mesmo. Ela pediu para você retornar, mandou usar por quanto tempo? Beijos!

      Excluir
  70. Oi! Gostei muito do seu post, e tenho uma dúvida. Estou usando o Azelan a um mês e estava indo tudo OK, mas esses dias eu passei a noite e acordei com a testa cheia de espinhas, gostaria de saber se isso já aconteceu contigo, porque não sei se contínuo passando normalmente ou se interrompo, obrigada! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuei tendo espinhas por um tempo mesmo usando o Azelan, depois melhoraram.

      Excluir
  71. Oi flor,
    Fui em uma dermato hoje é ela me receitou esse ácido. Mas ñ tenho problemas com acne e sim com cravos. Tenho Muuuitos cravos.
    Sabe se vai servir pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer, nunca tive problemas com cravos, sua dermato vai poder orientar melhor.
      :)

      Excluir
  72. passo azelan somente a noite , devo passar protetor mesmo sendo só de noite?

    ResponderExcluir
  73. Olá, Juliana, me chamo Henrique e, assim como você, comecei a usar o Azelan para tratar rosácea. Foi a única coisa que funcionou em meu rosto, e olha que eu fiz todos os tratamentos que possa imaginar. Usei durante uns dois anos e parei. Fiquei sem rosácea por dois anos e agora começou a aparecer novamente. Porém, não encontro mais em lugar nenhum o Azelan creme, apenas o gel, que não funciona no meu rosto. Você sabe me dizer se pararam de fabricar a forma em creme? Você tem encontrado o Azelan creme nas drogarias? Aguardo a resposta. Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, também estou tendo dificuldades, comprei o em gel da última vez, acho que realmente saiu do mercado. :(

      Excluir
  74. Oi flor, estou usando o Azelan gel á 15 dias, tô amando o resultado... Sem contar que várias manchas de acne estão desaparecendo. Uso 2 vezes ao dia!

    ResponderExcluir
  75. Olá boa noite!
    Minha dermatologista tb me receitou azelan e gostaria de saber se eu passar somente durante a noite eu não vou precisar colocar protetor solar certo!? Mas precisa colocar alguma outra coisa por cima do azelan. .. tipo um hidratante! ?!?
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  76. Oiiii gostaria de saber se pode ser usado o azelan junto c o vitacid a? Minha acne e hormonal e ja fiz tratamento c a isotretinoina mais elas ainda aparecem no período menstrual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor você perguntar para a sua dermatologista, não? :)

      Excluir
  77. Clareia tbm manchas escuras causadas pela
    Gravidez em asxilas e pescoço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A indicação dele não é essa.
      Você pode acessar a bula pela internet.
      ;)

      Excluir