quinta-feira, 25 de julho de 2013

Diário da Ju: A cirurgia de Tireóide

PRE-PA-RA que o post é grande e está escrito totalmente na primeira pessoa: EU = JULIANA! :)

No último sábado fui submetida a uma Tiroidectomia Total, que nada mais é que uma cirurgia de retirada total da glândula tireóide.
Eu tinha um nódulo na parte esquerda da glândula, que foi retirado para que fosse analisado em biópsia.
Não, ainda não sei o resultado, mas já conversei com o "cara" lá de cima e ele me disse que não é nada!

Estou de molho em casa, com tempo, com tédio, e resolvi falar sobre esse assunto que esteve presente em 11 anos da minha vida.
Sim, 11 anos.... descobri esse nódulo em 2002, aos 20 anos.

Sempre fiz meus exames de check up rigorosamente todos os anos.
Aprendi com a minha mãe, acho super importante ter esse acompanhamento.
Meu pai é cardiopata e tenho histórico de diabetes na família, então sempre fui bem atenta a isso.
E em um check up desses, a Dr. Patrícia, nossa ginecologista, pediu uma ultra-sonografia da tireóide.
Disse que minha mãe tinha um nódulo bem pequenino, mas que era muito comum que se a mãe tivesse, a filha também.

Batata, Dr. Patrícia! 
Luiza (minha irmã) não tinha nada e eu fui sorteada pela genética com um nódulo de 0.8mm, que como disse ela, nem pequeno, nem grande.

Fui direcionada a uma endocrinologista que pediu um exame chamado PAAF ( Punção aspirativa por agulha fina). 
Exato, é bem mesmo como o nome diz, uma punção que aspira o líquido de dentro do nódulo e faz uma análise para ver se tem ali células malignas.

O pescoço ficou um pouco roxo, e dolorido, mas o ruim mesmo era a ansiedade para o resultado.

Será maligno?  Será um câncer?
Cara, eu tenho 20 anos, que merda é essa? 
Isso para mim era coisa de gente mais velha...sei lá.

Enfim, resultado chegou, benigno. 
Ufa!

Orientação da médica, acompanhar de 6 em 6 meses, porque ele pode crescer e mutar.
Mutar = se tornar maligno.

Minha mãe ( doida!) quis me levar em outro médico, porque ela achava que tinha que operar logo, se isso pode se tornar algo ruim, porque manter ele aí? 
Pra que conviver com isso, menina?
- Mas mãe, tirar a tireóide implica em ter que tomar hormônio pro resto da vida, pô, eu só tenho 20 anos! rs...

Fomos no outro médico que foi bem claro:

- Juliana, se você for em 10 médicos, 5 vão indicar cirurgia, 5 vão indicar esperar.
Seus hormônios são perfeitos, e ele pode nunca crescer, ou até diminuir, câncer de tireóide é o tipo menos agressivo de câncer, só em uma pequena porcentagem pode dar metástase, o tratamento não é quimio, fica tranquila e vamos esperar?

Ok, esperaremos.

De 2002 a 2007 eu fiz exames de ultra e de sangue de 6 em 6 meses. 
Sempre com aquele medinho. Depois relaxei e passei a fazer apenas 1 vez por ano.

E até 2010 ele nunca cresceu, 2011 eu esqueci do exame, o ano passou e um belo dia de 2012, fui engolir alguma coisa e engasguei, coloquei na hora a mão no pescoço e senti uma bolinha lá, será que é ele? 

E era, o bichinho cresceu para 2,5cm.

A médica indicou novamente a PAAF, o resultado desta vez foi inconclusivo.
Mandou repetir em 3 meses, dessa vez, além do líquido foi retirado mais material, um pedacinho bem pequeno, e o resultado? 
Inconclusivo de novo! 
Mas, dessa vez, um nome lá me assustou:

"  ........ não descartar possibilidade de carcinoma diferenciado.............."

Na hora dei uma pirada, né? 
Recebi esse resultado por e-mail no trabalho, o texto era enorme, cheio de nomes técnicos e eu só lia: blá,blá,blá, blá CARCINOMA.

-  Ô Joana (minha chefe, e expert em leitura de exames), lê aqui pra mim.... tá falando que tô com câncer, né? É carcinoma, né?  carcinoma é câncer, né? 

 - Tá doida garota, calma!
É... não dá para entender nada, mas está dizendo PARA NÃO DESCARTAR A POSSIBILIDADE....não tá dizendo que é... liga pra sua médica, vai lá agora.

Coloquei no google, li que era do tipo mais raro de câncer de tiróide, aquele que meu médico a anos atrás disse para não se preocupar porque a incidência é super pequena.
É daquele tipo que pode dar metástase nos gânglios linfáticos.
Pronto, surtei.

E daí começou... liga pra médica, não consegue falar, manda resultado por e-mail, ela não responde, liga pra secretária.
- Avisa que ela tem que me atender agora? POR FAVOR?
- Calma Juliana, ela  está em consulta, disse que vai te ligar, já dei seus 3 recados.(!)

Horas depois toca o celular e eu pulo..... ( trabalha como nessas horas minha gente?)

- Oi Juliana, é a secretária da Dra. Monica, ela pediu para te ligar porque prefere que você venha aqui pessoalmente, você pode vir, hummmm hoje, tipo agora?

Tô indo...Sai do Rio Comprido em direção a Barra que nem uma bala.

Chegando lá...
Dra. Mônica me vê e pergunta:
- Juuuu, oi querida, como você está?
- Oi? Em pânico, você me assusta assim!

- Você veio sozinha? Não quer ligar para seu marido?
- Ele tá no trabalho.

- E sua mãe?
- Porra Dra. Mônica, o que é, me fala logo!

Com toda paciência do mundo, explicou que o meu resultado dessa vez foi mais claro, e que dentro do sistema de diagnóstico, meu nódulo tinha de 15 a 30% de chances de ser um carcinoma papilifero.
Que a indicação era a cirurgia, para logo, pela suspeita do tipo de carcinoma.
Fiquei indignada com o sistema de dignóstico.
Como assim a gente tem que operar para saber se é maligno, isso não é nada moderno.
Como assim de 15 a 30%? Que porcentagem é essa? Não entendi nada!
Não existe outro exame? É isso mesmo, tira a parada toda? E se for benigno, tirei a toa?
Se eu fizer nos EUA?
kkkk Ela ria...

- É assim, querida, não tem jeito.
Tem que tirar para diagnosticar.
E me contou que eu teria que tomar o hormônio pro resto da vida.
Mas que teria uma vida normal, não teria problemas para engravidar ( era uma das minhas maiores preocupações).

Fiquei mais calma, sai de lá e fui contar para o Alexandre, depois meus pais.
Daí eles me bombardearam de perguntas e e fui ficando nervosa de novo.
Minha mãe briga, chora e grita, disse pra tirar essa porcaria a 10 anos atrás.
- Dãaa, mãe, qual a diferença de tirar agora? ( e eu ria, ela fica mais brava ainda)

Resolvi consultar um outro médico, o professor da minha médica, professor do Inca, dizem ser o cara do assunto.
Mesmas orientações, mas ele indicou a retirada total da glândula. 

Só explicando, a Dra. Mônica tinha indicado retirada parcial da tireóide, ela queria que eu continuasse produzindo os hormônios, e com a metade dela eu não precisaria de reposição. Faz todo o sentido para uma pessoa da minha idade, saudável, a não ser pelo fato que repeti a ultra depois dessa consulta e achamos mais 3 nódulos menores, que surgiram em 6 meses na outra parte. Ou seja, corta tudo fora e logo.

O mês de junho passou...

A cirurgia aconteceu nesse sábado, dia 20/07, na Casa de Saúde São José, estou ótima.

A anestesia é geral com intubação, e era disso que eu mais tinha medo.
Entrei para operar as 11h, já tinham me dado um dormonid, mas eu estava tão agitada que não dormi, conversei com a anestesista e lembrei a ela que era para tirar a tireóide toda, porque no último exame acharam os 3 nódulos na parte direita. 

- Ó Dr. Daniele, fala pro Dr. Roberto que é pra tirar essa porcaria toda,hein! 
E ela ria.
- Pode deixar comigo, vai dormir não, fofinha?  ( Tipo, cala a boca e dorme)

Deixa eu te apagar aqui rapidinho, colocou o oxigênio, agora você vai sentir seu corpo ficar dormente, bons sonhos.

Acordei com ela mesma tirando a minha touquinha e arrumando meu cabelo.

- Vamos pro quarto, moça?
- Já? ( Falei, mas a voz não saiu, kkk)

Eu tava com dor, sonolenta, mas não esqueço da cara da minha mãe e do sorrisão que meu pai abriu quando entrou a minha maca no quarto.
Aí virei o pescoço para procurar o Alexandre e doeu pra caramba. 

Olhei o relógio, 13h, caramba, parecia que tinha cochilado só uns 3 minutos.
Curti essa parada de anestesia geral....bom hein?

Enfim, gentem...

Pescoço e garganta ainda doem, a voz voltando ao normal, e ontem fui no médico trocar o curativo.
Tive uma implicância máxima com meu cirurgião...só um detalhe, quem viveu sabe! kkk
Os pontos são internos, e é fechado por uma colinha de silicone, e o puto tascou ontem um band aid. Só que eu tenho alergia, e disse isso a ele, ele falou que eu posso trocar todo dia, fui tirar hoje de manhã porque já está coçando e quase que tiro a cola, deixei ele ali.
Tiro os pontos só em agosto, pensa!

Bom, ansiosa com o resultado do exame, óbvio, você não estaria?

Mas feliz por ter virado essa página na minha vida.

Vai ter gente que vai ler e vai achar que sou mega exagerada.
(Como já acharam!)
Que o que eu passei não foi anda, que poderia ser pior, que fiz uma tempestade em copo d'àgua,

Eu fiz,  sou drama queen mesmo.

Tive pessoas muito queridas que sofreram com essa doença, perdi minha madrinha e meu tio Márcio, meu tio Paulo teve um na garganta e está super bem, mas a verdade é que a porrada é mais forte quando ela bate na nossa cara, quando é com a gente.
Passei a entender e respeitar muito mais, e pensar na minha vida e como eu sou abençoada por ter sido só isso.

É tipo um: fica esperta, e dá valor.
Acordei mais forte.
O que vier agora não me dá mais medo.
E outra, o blog é meu, escrevo como quero! kkkk

:) Beijos!



3 comentários:

  1. Caramba prima fiquei feliz em saber que voce esta bem, esta otima se recuperando, e fiquei triste por nao saber de tudo isso =/ imagino o pavor que voce ficou (sim cagonisse é de familia), eu tive uma parada no braco tbem e o medico disse que podia ser lupus fiquei um final de semana inteiro chorando, dizendo que ia morrer kkk mas gracas a deus sumiu, nao era nada, mas fique sabendo via blog que vc pode contar comigo sempre mesmo com a distancia temos internets po kkkk

    Amei seu blog escreva do jeito que vc quiser mesmo kk ameiiii vou querer mil dicas pois seu blog e primo do meuuu ameii tudooo e estou rezando para vc se recuperar 1000% te amo prima bjogde fica com deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má, eu não contei para ninguém, não consegui muito bem falar sobre o assunto. Só a Carol soube, quando expliquei porque não iria no niver da Isa. Obrigada pelo apoio prima, pela força e pelas palavras de incentivo sempre! Amo tu!

      Excluir
    2. Nao vou falar pra da proxima voce me contar , porque nao vai ter rs, a proxima e o bb kkk e quero saber caceta. Estou aqui sempre! amo voce ! bjos

      Excluir