domingo, 15 de abril de 2012

Mais sobre Acne Rosácea

Eu acho que se não fosse a internet, eu nunca teria entendido a doença e tratado ela de forma certa, antes que ela virasse algo realmente incomodo.
E um viva para o google!

Achei essa matéria na Veja online interessante, e vou compartilhar com vocês.


Rosácea

O que Bill Clinton tem em comum com Cameron Diaz e Renée Zellweger (foto)? Nada que os noticiários de fofocas, saudosos de Monica Lewinsky, gostariam que fosse. A resposta é a rosácea, uma doença de pele.  Ela é muito frequente em adultos que já passaram dos 30. Por isso, escuto pessoas indignadas com o fato de que a pele só começou a dar problema depois da adolescência. Contam que na idade adulta surgiram espinhas e a pele foi ficando avermelhada. E é mais comum em pessoas de pele clara e nas mulheres.
Em estágio inicial, ocorre vermelhidão na face: bochechas, nariz, queixo e testa. A vermelhidão surge e desaparece, numa grande tendência da pessoa a se corar facilmente. Por exemplo, ao se envergonhar ou ficar nervosa. Com a progressão, a vermelhidão vai se agravando e dura mais. E na superfície da pele aparecem pequenos vasos sanguíneos dilatados.
Mas o problema vai aumentando: depois de passar por essas fases, surgem no rosto bolinhas vermelhas, algumas com pus. Nesse ponto, a doença pode ser confundida com acne. Mas há duas diferenças importantes. A primeira é que a acne afeta preferencialmente os adolescentes e a rosácea só aparece depois dos 30. A outra diferença é que na rosácea não surgem cravos.
Nos casos mais avançados, principalmente em homens, o nariz incha e fica deformado, graças a um aumento no tamanho das glândulas produtoras de oleosidade.
Não é somente a pele que a rosácea pode atacar. Em até metade dos pacientes, ela afeta também o olho e pálpebras. Nesse caso, há conjuntivite, inflamação da córnea, da íris ou das pálpebras.
A doença raramente melhora sozinha. Por isso, se você se identificou com os sinais aqui descritos, procure um dermatologista. Sem tratamento, é um problema persistente que piora com o tempo.
Por que surge a rosácea?
Não se conhecem as causas, mas existem fatores que agravam a doença. Se você tem rosácea, leia a lista a seguir e preste atenção em quais deles pioram a sua pele. E se for possível, evite-os.
1.bebidas quentes.
2.alimentos condimentados.
3.bebidas alcoólicas.
4.exposição ao Sol.
5.exposição ao vento.
6.mudanças climáticas ou exposição a calor ou frio intenso.
7.produtos de uso tópico com álcool ou com esteroides na formulação.
8.stress e alterações emocionais.
Como se livrar do problema?
Um bom tratamento controla e reverte as manifestações da rosácea. Como ainda não existe cura definitiva, faça um tratamento de manutenção e esteja sempre atento aos sintomas. Deve-se usar os medicamentos recomendados pelo seu médico, aplicar no rosto somente produtos suaves e destinados às peles sensíveis, e evitar os fatores agravantes que afetam você.
Dependendo da necessidade, o tratamento pode ser através de cremes ou por via oral. Existe também opção de laseres. E tenha paciência, porque os resultados aparecem após um ou dois meses. Não deixe a rosácea afetar sua autoestima. Com calma e um bom acompanhamento médico, sua pele voltará a ser linda.
Por Lucia Mandel

Nenhum comentário:

Postar um comentário