quinta-feira, 15 de março de 2012

#Kony2012 : o Vídeo mais viral de todos os tempos.

Toma força nas redes sociais a hashtag #KONY2012

O vídeo foi lançado no Youtube e já foi visto por mais de 100 milhões de pessoas, se espalhando e sendo compartilhado de forma impressionante pelas redes sociais.
Mas do que se trata a polêmica do vídeo e, principalmente, o que é Kony?


Joseph Kony é o líder do grupo LRA (Lord's Resistance Army) , que atua na África, Uganda.
Ele é responsável pelo sequestro de milhares de crianças africanas todos os anos, há mais de 25 anos, forçando a se tornarem soldados para lutar nas guerrilhas, e no caso de meninas, escravas sexuais.
São as crianças invisíveis.


A ONG Invisible Children criou um vídeo viral de 30 minutos para tornar Kony conhecido, “não para celebrá-lo, mas para obter apoio para sua prisão e criar um precedente para a Justiça internacional.
– eles igualam Joseph Kony a Adolf Hitler."
A ONG mobilizou a opinião pública internacional, e cobra que os EUA intesifiquem a presença de militares em Uganda para prender e julgar Kony em um tribunal internacional por crimes de guerra.
A mesagem do vídeo é direta, stop Kony.


A organização criadora do vídeo de conscientização, criou também um site onde você pode ajudar,  seja participando de um abaixo-assinado, doando dinheiro, ou comprando um kit com um bracelete kony 2012 ( U$ 30). 
Eles arrecadaram uma enorme quantia e se tornaram alvo de inúmeras críticas e questionamentos do que estariam fazendo com o dinheiro.
Como resposta,  a ONG publicou um gráfico com todos os seus balanços financeiros dos últimos cinco anos. Segundo este gráfico foram gastos 80.46% de seu faturamento em programas de apoio na Africa, 16.24% em custos administrativos e 3.22% em captação de recursos diretos no ano fiscal de 2011. 



É muito fácil fazer críticas, e todos sabemos que até uma ONG precisa de dinheiro para se manter e fazer seu trabalho. Mesmo que parte desse dinheiro seja usado para outros interesses, o que importa é mostrar a realidade e trabalhar para melhorar as condições dessas crianças.
Prefiro acreditar que esse dinheiro e essa polêmica seja realmente por uma boa causa.


Já viu o vídeo? 
Se não, clica aqui e perca ( ganhe!) 30 minutinhos do seu dia para entender essa história.


Aqui, o site.


Share!

Nenhum comentário:

Postar um comentário